quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Off The Map 1x01: Saved by the Great White Hope


Dos criadores de Grey’s Anatomy, Off The Map é a nova aposta da ABC para prender os loucos por séries médicas em frente à telinha.

Americanos adoram ver medicina pela TV e o sucesso de séries como ER e House está aí para provar essa afirmação. Pensando nesse quinhão “quase não explorado”, eis que a ABC recrutou nossa velha amiga Shonda Rhimes para ser produtora executiva de Off The Map, nova trama do canal, que vai mostrar um grupo de médicos trabalhando em situações extremas num país e cidade fictícios, em meio à floresta tropical da América do Sul.

A criadora da série, Jenna Bans, também vem da equipe de Grey’s Anatomy, assim como Betsy Beers, que faz dobradinha com Shonda em Private Practice. Só por aí já dá para ter uma boa noção de como será o foco central de Off The Map, que confirma em seu primeiro episódio a intenção de mostrar as relações humanas entre médicos e pacientes, além daquela boa dose de romance no meio do mato, porque ninguém é de ferro, afinal de contas.

De forma geral, a série começa muito, muito morna. Não é aquele show de carisma que vimos na estréia de Grey’s e apesar de algumas coisas bem sem noção que fazem parte da tal cidade fictícia, o termo por si só, serve como desculpa esfarrapada para qualquer crítica geográfica que se queira fazer.

Para se ter ideia, os médicos estão lá, atendendo em cabanas porcamente equipadas, usando vermes e ervas como remédio e água de coco nas transfusões de sangue e, embora o lugar seja paupérrimo, num mix de favela brasileira com vilarejo mexicano, com galinhas e bodes por todos os lados e gente enferma se arrastando feito zumbis em The Walking Dead, no meio da nada, temos turistas super interessados em sobrevoar o local numa tirolesa ou visitar um lago de algas luminosas, tudo à bordo do táxi jungle, que leva o médicos fugitivos ao aeroporto, enquanto outros se juntam ao povão num barzinho no meio da selva.

Todos esses elementos colocados juntos fazem pouco ou nenhum sentido para mim, mas como esse é apenas o primeiro episódio, o bom senso me manda esperar e ver se essas arestas se aparam. Até porque, o importante mesmo é a história que vai se desenrolar.

Entre os personagens temos Bem Keeton (Martin Henderson), o médico humanitário que comanda a clínica e faz de sua profissão um exercício diário de aventura. Cá entre nós, Henderson é um fator importante em minha decisão de continuar com Off The Map, mas deixem isso para lá. Zita Alvarez (Valerie Cruz) é a única que fala espanhol e luta para que os novos membros da equipe se envolvam o suficiente com o povo de “la ciudad de las estrellas”. Otis Cole (Jason George) é do mesmo time e não quer saber de gente que não está interessada de verdade, por isso, logo de cara, ele manda Tommy (Zach Gilford) cuidar de um caso especial de tuberculose. O rapaz que queria curtir praias de nudismo logo aprende que seu novo local de trabalho não é exatamente um parque de diversões. Temos ainda Mina (Mamie Gummer), que está ali após se esforçar demais e cometer um erro médico que custou a vida de um paciente e por último, Lily (Caroline Davhernas) uma profissional promissora, que resolve se juntar a clínica de Keeton depois de perder o noivo.

Os primeiros casos envolvem um pouco de tudo. Logo de cara temos um resgate no mar e em seguida, a extração, a sangue frio, de um rabo de arraia que atravessou o tornozelo da vítima. A semi-amputação na tirolesa foi de dar nervoso, mas também vimos coisas simples como asma e gripe, doenças que obviamente fazem parte do dia a dia de qualquer comunidade carente. Isso me diz outra coisa sobre Off The Map: veremos casos bizarros e tratamentos alternativos para tudo e esse definitivamente pode ser um ponto a favor.

Quem ainda não viu e tem dúvidas sobre a série, deve apertar o play e tirar as próprias conclusões. Off The Map não começou empolgando, mas quem pode saber? Vale a tentativa.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

jorge disse...

por via das duvidas eu assistir mais alguns episódios de Off The Map só pra vr se emploga.

Flávia Ribeiro disse...

Acho que vou ver só por causa do Zach Gilford. Saudades de Matt Saracen...