quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Battlestar Galactica 2x19x20 (Season Finale): Lay Down Your Burdens (Parts 1 and 2)


Poucas vezes na vida encontraremos uma Season Finale tão boa quanto essa. Nos dois episódios finais de Battlestar Galactica vimos todos os elementos da temporada se unir de uma vez. O que antes vinha em doses homeopáticas, dessa vez forma uma única dose de uma droga viciante: a série de qualidade.


Como já é tradição, comentarei as duas partes de uma só vez, fechando mais esse ciclo e na maior expectativa pelo que vem por aí. E não é sem motivo, já que tivemos tantos elementos curiosos que deixaram suas pontas para amarrar na 3ª temporada.

A começar pela nova invasão dos Cylons. Pois é. Depois da fraude na eleição e da vitória de Baltar, todos vão morar no novo planeta, recém descoberto por um Raptor perdido e com uma proteção natural. A nebulosa que envolve o planeta e bagunça sistemas de identificação deve manter o inimigo long. Mas, como nada em Battlestar Galactica é em vão, Gaius nem espera que o ataque acontecerá justamente porque ele é burro. Vivendo na esbórnia desde a eleição, um ano depois ele pensa que é só passar o rodo no eleitorado feminino, beber e reclamar da vida, já que, aparentemente, as visões de Number Sex o abandonaram. O que ele não esperava é que a morte da Number Sex torturada, que resolveu explodir a Cloud Nine com aquele mimo de presente que é uma ogiva nuclear, fosse ativar o radar dos Cylons e exatamente um ano após estarem estabelecidos em New Caprica, serem invadidos e dominados completamente. Entre os “embaixadores” do Cylons temos as celebridades originais, Number Sex e Sharon, que prometem não atacar desde que não sejam atacados.

Sem chance de ataque, já que a frota está flutuando pelo espaço, praticamente vazias, Bill Adama e Lee (paunocu) resolvem saltar dali e voltar quando for possível estar preparados. Aliás, já vou logo dizendo que sou a favor da manutenção di bigodão do Adama. Não existe coisa mais sexy nesse mundo, confirmando o personagem como o verdadeiro galã da série.

Em New Caprica está todo o resto da tripulação e os civis. Laura Roslin, por exemplo, é a professorinha local, mantendo por perto a bebê hibrida Isis e sua mãe. Chief Tyrol, depois de quase matar Cally, pirar achando que é um Cylon e descobrir um novo modelo entre os humanos muda de vida. Casou com Cally, engravidou a moça e virou o Lula de New Caprica. A barba ele já deixou crescer, pelo menos.

Coronel Tigh, depois de meses ao lado de Adama, pensa que vai curtir umas férias no novo planeta, mas talvez tenha de encarar o fato de que Ellen vai querer usar os Cylons como vibradores gigantes. Já Starbuck, que liderou a busca pelos sobreviventes em Caprica, é a feliz esposa de Samuel Anders, mas existe uma briga estranha com Lee e Dualla faz caras e caretas para mencioná-la numa conversa. Não entendi muito bem essa situação, mas acredito que tudo vá se esclarecer mais para frente, até porque, ela está disposta a lutar contra os Cylons e essa guerra só acaba quando um dos lados for completamente dizimado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: