sexta-feira, 4 de setembro de 2009

State Of Play 1x01: Episode 1

Como era de esperar de qualquer produção da BBC, State Of Play é uma microssérie incrível. Pelo menos é isso que o episódio inicial anuncia, com um mix na medida de suspense, ação e muito jornalismo investigativo.
A produção de 2003 é tão bacana que inspirou a criação do filme Intrigas de Estado que tem em seu elenco Russell Crowe e Ben Afleck.
Em seus 6 episódios, com cerca de 55 minutos de duração cada, John Simm e David Morrissey interpretam respectivamente, o repórter Cal McCaffrey e o parlamentar Stephen Collins. Este último entra no olho do furacão quando uma de suas assistentes morre e sua reação atormentada começa rumores de que os dois tinham um caso. Como não poderia deixar de ser, Stephen é casado com Anne (Polly Walker, de Rome) e sua família, assim como a carreira de político promissor vão direto pro lixo quando a história aparece.
Sem ter para onde correr, Stephen aceita a ajuda de Cal, velho amigo de quem andava afastado e que será uma pessoa chave para descobrir todos os mistérios que envolvem essa morte, julgada inicialmente por acidente ou suicidio, já que ela foi encontrada morta embaixo de uma das linhas de trem, em Londres.
Mas, se Stephen foge da imprensa, Cal e sua companheira de trabalho Della correm atrás de diferentes reportagens que acabam se mostrando muito interligadas.
Della está atrás da história da morte de um adolescente de 15 anos, Kelvin Stagg, morto com um tiro à queima roupa enquanto fugia de homem misterioso. A testemunha desse crime, um motoqueiro que teve a infelicidade de passar pelo local no momento em que Kelvin era eliminado, acaba atingido, mas sobrevive e fica sob a supervisão da polícia, que ainda nem desconfia o que está por vir.
Aos poucos, as investigações avançam e Della, cruzando as ligações telefônicas da amante de Stephen com as do celular de Kelvin e descobre que o garoto fez uma ligação para ela no mesmo dia em que ambos morreram.
Como Kelvin era acusado de ser traficante de drogas, Cal vai até suas fontes e descobre a causa mortis. Tiro na cabeça, com uma 9mm, sem rastros de qualquer droga ilegal no sangue. Com a família Stagg, ele fica sabendo que Kelvin era apenas um ladrão de bolsas inexperiente e que provavelmente se envolveu com quem não devia.
O que ele não esperava era ser levado até a namorada de Kelvin, que em troca de sigilo total e algum dinheiro, entrega a ele uma maleta prateada que ainda vai custar a vida de muita gente. Dentro dela, fotos de Stephen Collins com sua amante, armas e documentos. No jornal, Cal, Della, o advogado e o editor Chefe Cameron Foster (Bill Nighy) precisam decidir o que fazer com esse novo elemento. Enquanto não entregam essas provas para a polícia, que vai ter de iniciar uma investigação criminal do caso, Della tenta avisar uma de suas fontes que o motoqueiro sobrevivente, que ainda está no hospital corre perigo.
Em questão de minutos o hospital tem um incêndio e é preciso mover a vítima com rapidez. Infelizmente o chefe de segurança e fonte de Della acaba assassinado por um atirador de elite, que aguardava o momento certo para eliminar sua última testemunha de um caso que está apenas começando.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: