A guerra é iminente. Mas antes das legiões de Octavian e Marco Antônio cruzarem com as de Brutus e Cassius é preciso juntar dinheiro e eleiminar aquels que podem ser um entrave para os vencedores. Na lista de Octavian, Cícero é o primeiro e tantos outros nomes são acrescentados por Marco Antonio, somando mais de mil assassinatos.
Cícero, pelo menos, tem a chance de morrer pelas , mãos de Titus Pullo, que se não o poupa, pelo menos não é cruel. Antes da morte ele tenta enviar uma mensagem a Brutus, mas seu mensageiro é, sem querer, interceptado por Vorenus, que fazia um passeio com a família pelo campo e assim, o elemento surpresa do ataque se mantém.
Antes da partida, Octavia finalmente se rende a Agripa e os dois ficam juntos, embora sabendo que não poderão ser mais do que amantes. Pullo morre de vontade de se juntar às tropas, mas a noticia de que Eirene está grávida, o faz mudar de idéia.
Na Grécias, as tropas se encontram e Brutus e Cassius são esmagados. o primeiro a morrer é Cassius e Brutus encontra, logo depois, uma morte muito semelhante a de César, esfaqueado diversas vezes pelos soldados inimigos.