
Depois de 5 temporadas, cheguei ao final de Alias. Meu balanço é bom, apesar de eu saber que essa nunca será, de fato, uma das minhas preferidas. Primeiro, eu tinha dificuldade em acompanhar tanta missão acontecendo. Eu só sabia que a Sydney estava sempre atrás de alguma coisa, mas eu não entendia o quê. Quando eu finalmente concatenei que eram artefatos de Rambaldi, demorei mais outro tanto pra pegar a moral da história, que permeou a série até o final. Apesar de no final eu ter achado o conjunto da obra bacana, percebi que espionagem não é minha praia. Provavelmente eu nunca mais vá me meter a ver nada no gênero.
Nesse final, confesso, cheguei a me emocionar quando Jack estava à beira da morte. Eu jurava que esse homem nunca ia morrer. Afinal, quem sobrevive à radiação, aguenta uma bala muito bem. E até foi o caso, não tivesse Jack se sacrificado para afastar Sloane de Sydney e da humanidade em geral. O episódio tem alguns flashbacks da infância e de como Sydney se tornou agente. E tem a corrida final pelo segredo de Milo Rambaldi, que era só a imortalidade, nada de mais.

Claro que Sloane e Sydney ficaram frente à frente. Ele querendo a esfera Horizon cheia de um líquido capaz de curar e imortalizar. Ela querendo salvar a vida de Jack e Vaughn, pegos reféns.
Jack leva vários tiros e Sydney mata Sloane. Mas, enquanto esperavam os médicos para Jack, Sloane, que caíra numa poça daquela água Rambaldiana, revive e agora ninguém mais pode matá-lo. Sydney precisa deixar o pai ensanguentado ali e ir em busca de Irina, sua real inimiga, que além da esfera levado por Sark, ainda pretendia realizar genocídio em Washington e Londres. Mãe e filha lutam pela esfera e Irina acaba caindo pelo teto de vidro. Vaughn consegue os códigos com Sark bem a tempo de Marshall parar os mísseis.

Sloane tem visões de Nadia e Jack reaparece, unindo suas últimas forças para explodir a caverna onde estavam, prendendo Sloane para sempre sob os escombros. Vai viver para sempre preso no escuro. E sozinho.
Anos depois, Sydney está casada com Vaughn, Isabelle crescida e com um bebê novo, Jack. Ela recebe a visita de Dixon, que precisa deles para capturar Sarks o eterno inimigo. Antes de caminharem pela praia, como uma família feliz, Isabelle monta aquele quebra-cabeças do projeto Christmas, mostrando que como a mãe, tem talento e talvez, não possa escapar de seu futuro.