segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Pride and Prejudice: o clássico dos clássicos

Não sei bem o motivo, mas ontem me deu vontade de rever Pride and Prejudice. Infelizmente já era madrugada e acabei optando pelo filme mesmo, que também é bom, mas nada nesse mundo supera a primazia da série da BBC, um verdadeiro clássico do clássico de Jane Austen.
São 6 episódios excelentes, que eu já vi umas 200 vezes cada um. Em média. Ou por baixo. Não sei ao certo, mas vi muitassssss vezes mesmo. Ok, deixando isso de lado...
Surpreendentemente, me dei conta de que nunca tinha feito um comentário aqui sobre essa série, que retrata o livro homônimo com impressionante fidelidade.
O texto é absolutamente idêntico ao do livro e a atuação é bárbara. Especialmente de Colin Firth ( que eu amo!!) no papel de Mr Darcy. Ele fez tão bem que não existe no mundo quem consiga superá-lo.
Para quem não conhece, Pride and Prejudice ou Orgulho e Preconceito conta a história das irmãs Bennett, moças inglesas, nascidas no interior e que não herdariam grande fortuna, dependendo de um bom casamento para garantir o futuro.
Quando a família Bennet, encabeçada pela matriarca, descobre que dois ricos e saudáveis rapazes (Mr. Bingley e Mr. Darcy) aparecem na região de Longburn, onde a família Bennet reside, começam as confusões.
Uma recepção logo é preparada e todas as irmãs, ávidas por um casamento (algumas mais do que outras, é verdade), comparecem. A intriga acontece justamente porque Mr.Darcy, se mostra por demais orgulhoso para o gosto da família Bennet, especialmente para Elizabeth. Já Mr. Bingley cai nas graças dos Bennet, e eles vêem crescer o seu interesse na bela Jane Bennet.


Apesar de não aparentar, darcy está apaixonado por Elizabeth e por uma questão de problemas sociais ele luta contra isso, mas não consegue.
Enquanto isso, Elizabeth nutre por ele uma certa raiva, talvez um interesse escondido até.
Eles passam por muito encontros e desencontros e quase se perdem, mas graças a Deus, Jane Austen prima pelo final feliz.
Quem gosta dos clássicos ingleses não pode perder. A BBC entende muito bem de como fazer essas minisséries, a exemplo do que acontece também em Jane Eyre.
O filme, mais recente, também é bom, mas peca pelas adaptações e perde o texto essencial. Odeio o fato de terem apressado fatos, cortado personagens e deixado meio que sem final.
Para conhecer de verdade, mesmo sem ler o livro, só a série de 1996 é a solução.









Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente é o clássico dos clássicos. Descobri a pouquissimo tempo Jane Austen, e me apaixonei pelo livro "Orgulho e Preconceito".
Eu estava tão sedenta desse romance que procurei e achei o filme e série homônimas.
O filme concordo com vc qd disse que ficou sem final, eu fiquei com aquela cara de ã?
Mas a série, em compensação, é explêndida.
E vale lembrar tb que o mocinho mais bem sucedido de Jane Austen, o Mr.Darcy, foi tão bem representado por Colin Firth, que inspirou a autora de O Diário de Bridget Jones (livro e filme), a fazer um pensonagem idêntico, igualzinho mesmo, com o mesmo nome, essência, personalidade do Mr.Darcy de Jane Austen, e o pacote teve de ser completo, o ator teve que ir junto, o que seria de Mr.Darcy sem Colin Firth. Sendo assim, o mocinho ficou mais moderno e engraçado nesta nova adaptação (O Diário de Bridget Jones) e Elizabeth ganhou alguns quilos e perdeu alguns neurônios....rsrsrrs..... :)

Luana disse...

Esta é minha série preferida de todos os tempos! O filme apesar de mostrar muita coisa que não é, eu gosto.. Comprei em dvd e assisti tantas vezes quanto o seriado!!!
É lindo!!! :)

Roberta disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog! ^___^

É sempre maravilhoso achar fãs de P&P aqui no Brasil! ^^

A série é realmente maravilhosa! Ganha de goleada do filme. A Keira Knightly é muito magra para interpretar a Elizabeth! o__o Ela tá mais é pra Miss Anne De Bourgh! XPP E o Colin Firth é hors concours! *____*

Eu li o livro depois de ver a série 37865843594645675³ vezes e os diálogos estavam ali! ^^

Parabéns pelo bom gosto! ^^

Lalaa disse...

O livro é incrível, a série é fiel ao livro( e isso é ótimo! ), mas se fosse pra escolher os melhores atores.. eu escolheria Keira e o Matheus do filme.. A Keira é mais determinada, se parece mais com a personagem que a Jane Austen queria transmitir..
MAs, sendo a série super fiel.. eu a adoro! E sou capaz de ver e rever...
=)