quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Unforgettable 1x01: Pilot


Um prato cheio para quem gosta de procedural.

Todo ano a Fall Season nos apresenta pelo menos duas ou três produções que seguem a fórmula do caso semanal, a maioria delas, de investigação criminal. Nessa safra, temos Unforgettable, aposta da CBS para as terças-feiras.

O Piloto, muito bem estruturado, apresenta os personagens, suas motivações e o “diferencial” da série. Carrie Wells (Poppy Montgomery) é uma ex-policial com uma condição rara e interessante: ela não esquece de nada. Carrie tem muito mais do que a clássica memória fotográfica. Ela lembra de micro detalhes de cada segundo que já viveu e como pode-se imaginar isso é ao mesmo tempo uma benção e uma maldição.

Quando ela se transforma em testemunha de um assassinato, começa a trilhar seu caminho de volta ao departamento de polícia, onde terá de trabalhar (apenas como consultora, nesse primeiro momento) com o detetive Al Burns (Dylan Walsh), com que ela “coincidentemente” já teve um relacionamento, abalado por causa das constantes crises de Carrie com lembranças da morte de sua irmã, ainda na infância.

A partir daí já fica estabelecida a tensão sexual tão comum em séries policiais, além de colocar um viés pessoal nos episódios. Eu, particularmente, gosto disso. Não apenas no quesito romântico, mas no envolvimento da vida fora do trabalho desses protagonistas.

Por enquanto, os demais membros da equipe de investigação ficaram em Segundo plano, o que é absolutamente normal numa Series Premiere de produções policiais. Temos ainda os detetives Mike Costello (Michael Gaston), Roe Saunders (Kevin Rankin) e Nina Inara (Daya Vaidya).

A forma como essa habilidade de Carrie funciona dentro dos episódios, no entanto, pode incomodar. Não sei se pretender utilizar o recurso de mostrá-la assistindo a si mesma por muitas vezes, mas tive a impressão de que esse tipo de cena será recorrente. No Piloto não funciona negativamente porque tudo é novidade. O problema é saber dosar esse tipo de coisa durante o desenvolvimento da série.

Parece piada que Carrie lembre até de sombras e não consiga forçar a memória pra ajudar a descobrir indícios do assassinato da irmã. Mas é claro que, ao longo da temporada, esse bloqueio psicológico deve ser quebrado, pouco a pouco. Ed Redlich, John Bellucci, Sarah Timberman e Carl Beverly serão os produtores executivos.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Lessa disse...

Eu diria que Carrie Wells (Poppy Montgomery) é uma ex-policial com duas condições raras e interessantes: ela não esquece de nada e não consegue fechar a boca devido ao preenchimento de lábios, ao botox e 'a(s) cirurgia(s) plástica(s).

Achei meio chatinho...

paula disse...

eu até que gostei, vou dar uma chance pros próximos episódios.

Alexandre Leal disse...

eu curto a Poppy! hahaha, ela era minha favorita de Without A Trace. quero dar uma chance, mas minha agenda anda tao cheia pra eu dar espaço a procedurals...