sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Person Of Interest 1x01: Pilot



A qualquer momento, a vítima pode ser você.

Lançamento da CBS, Person Of Interest promete ser uma das boas produções dessa Fall Season tão pobre em forma e conteúdo, apresentando uma trama de suspense policial, recheada de bons atores.

No elenco estão Jim Caviezel e Michael Emerson. Dois caras de nome forte e cheios de talento, que se dão bem em cena e dão substância à história criada por Jonathan Nolan. Na série, um ex-agente da CIA, muitíssimo bem treinado na arte de matar pessoas, acaba se transformando numa espécie de vigilante. Antes disso, porém, ele vive nas ruas, abusando de bebidas alcoólicas porque, em algum momento, perdeu a mulher que amava e decidiu “morrer”. Reese (Caviezel) acaba recrutado por um homem muito rico, que após os ataques de 11 de setembro, criou um revolucionário sistema de monitoramento, capaz de calcular e apontar grandes tragédias, que acabariam com centenas de mortos.

Esse homem é Finch (Emerson), alguém que também está oficialmente morto, mas que não consegue dormir em paz ao pensar que muitas mortes poderiam ser evitadas se seu método não tivesse sido completamente dominado pelo governo, que o retirou de cena. Gênio que é, Finch encontra uma brecha e a partir daí, pretende utilizar os serviços especializados de Reese para salvar vítimas potenciais. O porém é que eles precisam investigar muito bem cada situação, já que a única pista que possuem é o número de seguro social relacionado ao futuro morto.

Nessa Series Premiere, confesso, achei a primeira tentativa de evitar o crime antes que ele aconteça, bem fraca e pouco criativa.  O material promocional me empolgou bastante e acabei bem menos motivada a assistir depois desse Piloto. Esse é o tipo de produção que permite mil reviravoltas para surpreender público, mas por enquanto, os elogios ficam mais pela concepção da série e pelos personagens principais.

É interessante notar que estamos numa temporada cheia de menções aos ataques de 11 de setembro. Person Of Interest, embora não foque nisso especificamente, deixa claro que foi esse trágico evento que motivou toda a trama. Reese, em seus flashbacks com a namorada, está assistindo aos ataques pela TV e os diálogos fazem crer que há mais coisas relacionadas, a descobrir durante os episódios.

Finch só criou seu sistema de identificação de vitimas e desgraças generalizadas por causa desse ataque terrorista. Além do mais, as câmeras espalhadas por cada esquina e que registram a vida das pessoas num Big Brother a céu aberto estão ali pelo mesmo motivo. No elenco estão ainda Taraji P.Henson e Kevin Chapman. A produção executiva é feita por Margot Lulick e Joshua Levey. A direção será de Richard J. Lewis e David Semel.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Fernando Miaise disse...

Perto das outras estréias até gostei um pouco dessa série, vou ver mais alguns episodios para ver como desenrola.

Fernando disse...

Acabei de ver o piloto e gostei bastante. Acho que se investirem em uma mitologia e rechearem com alguns plot twists pode ser uma ótima surpresa nessa temporada.